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RELATÓRIO
MENSAL DO INCTF E O INCTL - UM ALERTA PARA O SETOR DE TRANSPORTE
RODOVIÁRIO DE CARGA
SETCEB
Circular 329 08/Julho/2021
Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado
da Bahia - Fone: (71) 3242-0397
E-mail: secretaria@setceb.com.br
INCT atinge o maior valor dos últimos 26 anos
O DECOPE Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas
Técnicas e Econômicas da NTC&Logística
é responsável por estudos técnicos,
voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de
cargas e logística, estatística do setor,
estudos macroeconômicos e formação de
índices de custos referenciais que medem a inflação
do setor, dentre eles os dois com mais destaque são
o INCTF Índice Nacional de Custos de Transporte
de Carga Fracionada e o INCTL Índice Nacional
de Custos de Transporte de Carga Lotação.
Os INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir
a evolução dos custos operacionais de transporte
rodoviário de cargas e são índices
do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade,
publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam
o transporte (Sindicatos e Federações), bem
como em outros meios de comunicação. Eles
servem ainda como instrumento de atualização
de contratos públicos e privados no mercado de frete.
O INCTL atingiu o seu maior valor em 12 meses desde a sua
criação em 2003 atingindo 24,98% e, o INCTF,
com 22,32%, só teve um valor superior a 26 anos,
ou seja, em agosto de 1995.
É uma situação difícil para
o setor, pois, é um índice inflacionário
impossível de ser absorvido, mesmo com a adoção
de medidas emergências de redução de
custos, até porque, em virtude da pandemia, todas
elas ao longo dos últimos meses já foram implementadas.
Esta situação é resultado de aumentos
nos principais insumos consumidos pelo setor: combustível,
veículos e mão de obra que chegam a representar
90% dos custos envolvidos.
Agravando a situação verifica-se que em muitos
segmentos de transporte o volume de carga transportado ainda
está abaixo da normalidade. Contribui ainda para
a dificuldade, os preços dos insumos, que mesmo em
patamares altos, não garante a disponibilidade de
produtos como pneus, veículos, peças, e até
mão de obra de motorista e serviços de transportadores
autônomos (terceiros). E tudo indica que ainda não
atingimos o patamar máximo do INCT, pois o mercado
aponta que estes insumos ainda devem continuar subindo por
mais algum tempo .
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